Palestrantes

Dra. LACEY KNOWLE

Dra. Lacey Knowles é professora da cátedra Robert Payne do departamento de Ecologia e Biologia Evolutiva e curadora de insetos do museu de Zoologia da Universidade do Michigan. Sua pesquisa está focada na especiação e nos processos que iniciam ou contribuem para a divergência populacional, permeando uma ampla faixa temporal e espacial e que apresentam implicações ecológicas e evolutivas. Seu principal interesse de pesquisa é entender as contribuições relativas da seleção e da deriva para a especiação, entender a evolução do isolamento reprodutivo e os processos que geram padrões macroevolutivos de diversidade.

Dr. JORGE SOBERÓN

Dr. Jorge Soberón é bacharel em Biologia, egresso da Faculdade de Ciências da Universidade Autônoma do México (UNAM). Tem mestrado em Ciências pela mesma Faculdade e doutorado em Ecologia pela Imperial College da Universidade de Londres. Atualmente é professor distinto do Departamento de Ecologia e Biologia Evolutiva da Universidade do Kansas (EUA). Seu principal interesse é documentar e entender os padrões da biodiversidade em grande escala, em particular as espécies terrestres.

Dra. TIANA KOHLSDORF

Dra. Tiana Kohlsdorf possui mestrado e doutorado em Ciências (Fisiologia Geral) pela Universidade de São Paulo. Realizou estágio doutoral (doutorado-sanduíche) na Universidade de Harvard (EUA) e pós-doutorado na Universidade de Yale (EUA). Atualmente ocupa cargo de Professor Associado (Livre-docente) junto à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. Tem como linha de pesquisa a investigação de processos e mecanismos subjacentes à evolução de diversidade morfológica em animais, com foco particular na origem de morfologias ápodes e alongadas em vertebrados.

Dr. BRAULIO DIAS

Dr. Braulio Dias é doutor em Zoologia pela Universidade de Edimburgo e Professor Adjunto da Universidade de Brasilia. Iniciou sua carreira como pesquisador do IBGE na Divisão de Estudos Ambientais do Cerrado e de Geociências. Atuou junto ao IBAMA como diretor de incentivo à pesquisa e divulgação e junto ao Ministério do Meio Ambiente (MMA) como Secretário de Biodiversidade e Florestas, entre outros cargos de direção e assessoramento de Conservação da Biodiversidade. Entre 2012 e 2016 foi Secretário Geral Assistente da ONU e Secretário Executivo da Convenção sobre Diversidade Biológica (CBD).

Dra. ANA CARNAVAL

Dra. Ana Carnaval nasceu e cresceu no Rio de Janeiro onde obteve os títulos de bacharel em Biologia e Mestre em Zoologia pelo Museu Nacional. Ela realizou doutoramento em Biologia Evolutiva pela Universidade de Chicago onde foi orientada pelo Dr. John Bates no Museu Field. Antes de ir à Universidade da Cidade de Nova Iorque (CUNY), Ana teve seu estágio pós-doutoral financiado pela NSF no Museu de Zoologia de Vertebrados na Universidade da Califórnia em Berkeley, trabalhando com Dr. Craig Moritz. Seus projetos focam na biogeografia tropical, usos integrados de filogeografia comparada, modelos de distribuição baseados em SIG, dados ambientais atuais e simulações paleoclimáticas, e fisiologia animal - particularmente na Floresta Atlântica e Amazônia.