Palestrantes

Dr. JOSÉ ALEXANDRE FELIZOLA DINIZ FILHO

                                                                                                       

Dr. José Alexandre Felizola Diniz Filho possui Mestrado e Doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela UNESP-Rio Claro. É professor da Universidade Federal de Goiás, foi membro de diversos comitês da CAPES e coordenador adjunto da área de Ecologia & Meio Ambiente. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq e atualmente coordena um INCT em "Ecologia, Evolução e Conservação da Biodiversidade". Em 2014 passou a ser membro titular da Academia Brasileira de Ciências. Sua principal área de atuação é a aplicação de métodos estatísticos e computacionais para analisar padrões macroecológicos e macroevolutivos, incluindo a avaliação de padrões de diversidade em diferentes escalas espaciais e níveis hierárquicos, das respostas das espécies à mudança climática e das regras ecogeográficas.

Dra. LACEY KNOWLES

Dra. Lacey Knowles é professora da cátedra Robert Payne do departamento de Ecologia e Biologia Evolutiva e curadora de insetos do museu de Zoologia da Universidade do Michigan. Sua pesquisa está focada na especiação e nos processos que iniciam ou contribuem para a divergência populacional, permeando uma ampla faixa temporal e espacial e que apresentam implicações ecológicas e evolutivas. Seu principal interesse de pesquisa é entender as contribuições relativas da seleção e da deriva para a especiação, entender a evolução do isolamento reprodutivo e os processos que geram padrões macroevolutivos de diversidade.

Dr. JORGE SOBERÓN

Dr. Jorge Soberón é bacharel em Biologia, egresso da Faculdade de Ciências da Universidade Autônoma do México (UNAM). Tem mestrado em Ciências pela mesma Faculdade e doutorado em Ecologia pela Imperial College da Universidade de Londres. Atualmente é professor distinto do Departamento de Ecologia e Biologia Evolutiva da Universidade do Kansas (EUA). Seu principal interesse é documentar e entender os padrões da biodiversidade em grande escala, em particular as espécies terrestres.

Dra. TIANA KOHLSDORF

Dra. Tiana Kohlsdorf possui mestrado e doutorado em Ciências (Fisiologia Geral) pela Universidade de São Paulo. Realizou estágio doutoral (doutorado-sanduíche) na Universidade de Harvard (EUA) e pós-doutorado na Universidade de Yale (EUA). Atualmente ocupa cargo de Professor Associado (Livre-docente) junto à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. Tem como linha de pesquisa a investigação de processos e mecanismos subjacentes à evolução de diversidade morfológica em animais, com foco particular na origem de morfologias ápodes e alongadas em vertebrados.

Dr. BRAULIO DIAS

Dr. Braulio Dias é doutor em Zoologia pela Universidade de Edimburgo e Professor Adjunto da Universidade de Brasilia. Iniciou sua carreira como pesquisador do IBGE na Divisão de Estudos Ambientais do Cerrado e de Geociências. Atuou junto ao IBAMA como diretor de incentivo à pesquisa e divulgação e junto ao Ministério do Meio Ambiente (MMA) como Secretário de Biodiversidade e Florestas, entre outros cargos de direção e assessoramento de Conservação da Biodiversidade. Entre 2012 e 2016 foi Secretário Geral Assistente da ONU e Secretário Executivo da Convenção sobre Diversidade Biológica (CBD).