Palestrantes

Dra. LACEY KNOWLES

Dra. Lacey Knowles é professora da cátedra Robert Payne do departamento de Ecologia e Biologia Evolutiva e curadora de insetos do museu de Zoologia da Universidade do Michigan. Sua pesquisa está focada na especiação e nos processos que iniciam ou contribuem para a divergência populacional, permeando uma ampla faixa temporal e espacial e que apresentam implicações ecológicas e evolutivas. Seu principal interesse de pesquisa é entender as contribuições relativas da seleção e da deriva para a especiação, entender a evolução do isolamento reprodutivo e os processos que geram padrões macroevolutivos de diversidade.

Dr. JORGE SOBERÓN

Dr. Jorge Soberón é bacharel em Biologia, egresso da Faculdade de Ciências da Universidade Autônoma do México (UNAM). Tem mestrado em Ciências pela mesma Faculdade e doutorado em Ecologia pela Imperial College da Universidade de Londres. Atualmente é professor distinto do Departamento de Ecologia e Biologia Evolutiva da Universidade do Kansas (EUA). Seu principal interesse é documentar e entender os padrões da biodiversidade em grande escala, em particular as espécies terrestres.

Dr. DANIEL R. BROOKS

Dr. Daniel R. Brooks é Professor Emérito de Ecologia e Biologia Evolutiva da Universidade de Toronto e Professor-pesquisador adjunto da Universidade do Nebraska-   Lincoln. Ele é membro da Sociedade Lineana de Londres (FLS), membro da Royal Society do Canadá (Acadêmia de Ciências), e recebeu títulos doutorais da Universidade de Estocolmo e da Universidade do Nebraska-Lincoln. Seus estudos em evolução e ecologia na interface da biodiversidade, mudança climática e doenças parasitárias emergentes lhe propiciaram várias expedições a campo pela América Latina e oportunidades de lecionar em mais de 20 países em 5 continentes. Dr. Brooks publicou 12 livros e mais de 350 artigos científicos.

Dr. SEBASTIÁN APESTEGUÍA

Dr. Sebastián Apesteguía é doutor em Ciências Naturais pela Universidade da Prata, investigador adjunto do CONICET na Fundação Félix de Azara (Universidade Maimónides) e professor titular de Herpetologia na Universidade CAECE. Realizou aproximadamente 40 campanhas paleontológicas na Patagônia, norte e oeste argentino, Bolívia, Equador, norte da Europa, Hungria e França. Deu nome a 27 espécies fósseis e descobriu 4 localidades fossilíferas novas. Dr. Apesteguía é autor de 40 trabalhos científicos em revistas internacionais, autor de livros de divulgação científica em Paleontologia e do livro “Vida en Evolución – La Historia Natural vista desde Sudamerica”.